quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Prostituição na Idade Média - Jacques Rossiaud

Livro que prescisei ler para realizar um trabalho na faculdade, de leitura fácil mas sem deixar de ser sério. Talvez ele seja de uma leitura tão fácil devido ao tema ser super interessante.
Este livro conseguiu modificar muito do meu ponto de vista sobre a idade média, que muitas vezes nos é narrada como algo 100% monótono, com exceção das justas entre os cavaleiros e as cruzadas... Porém muitas coisas aconteceram durante aqueles tão falados mil anos.

Não diria que a Prostituição seria um elemento moderno, erro impenssável. Mas devido as narativas comuns sobre este periódo da história européia imaginamos que, devido ao fato da igreja ser dominate, não se praticava o sexo tal como o imaginamos e praticamos hoje. Acreditamos que não havia estupros então devido a "castidade" do povo, já que a igreja comandava com unhas e dentes. E acharíamos mentiroso se alguém nos relatasse sobre uma cafetina que não tinha vergonha de afirmar em praça pública que "possuia os melhores produtos da região" e "que tinha carne nova toda semana".

Não o li por completo, poucas páginas ficaram de fora. É um livro de fácil leitura e compreensão. Além de divertido, apesar de teoríco (categoria pouca assim associada).

O livro é o resultado da tese de doutorado de Jacques Rossiaud.

Um comentário:

  1. Oi! blz?
    Sou estudante de Enfermagem e pra minha monografia de TCC estou falando sobre a prostituição. Quero mostrar a mulher atrás da prostituta. Tema difícil que carece de fontes. Sem contar que quase não estou tendo apoio da comunidade acadêmica, a não ser de minha orientadora!
    Por acaso tu tem algum material que possa me enviar?? Ou algum mail para que possa entrar em contato com você?
    Obigado!
    Alan
    alanrps@gmail.com

    ResponderExcluir