segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Numa Fria - Charles Bukowski


Livro com o qual tive meu primeiro contato com o velho safado. Já havia passado os olhos por cima do livro "Mulheres", e havia gostado da primeira página que eu li.

É um livro de contos, tendo sexo e bebedeiras como tema geral, temas gerais do Charles na verdade. Bukowski é o escritor com a escrita mais "fácil" que eu já li. Há uma fala no livro "Hollywood" onde um sujeito diz que até mesmo uma criança de 8 anos o lê e entende.

O que mais me fascina neste vagabundo é o fato de ser muitas vezes considerado um escritor beat. Para mim ele é o mais maldito de todos, não tinha pinta de bonitão como o Kerouac, nem diplomado pela universidade (caso do Burroughs). Boa parte de sua obra é autobiográfica.

Parada obrigatória para quem por acaso já leu John Fante, e se já leu Buk, prescisa ler Fante!

Um comentário:

  1. Acabo de terminar a leitura de NUMA FRIA, de Bukowski. Adorei o estilo do cara, rasgado, despudorado, vagabundo, sujo. Na literatura brasileira, que eu conheço [mas é difícil comparar] é o Rubem Fonseca. Gostei do seu comentário.
    Flávio

    ResponderExcluir