terça-feira, 27 de abril de 2010

Mil tsurus - Yasunari Kawabata

Kawabata é nobel de literatura. Conheci ele pela citação do começo do livro de Gabriel García Márquez, memórias de minhas putas tristes, de um livro de Kawabata. Já havia lido Mishima e me interessei muito pelos escritores japoneses e todo esse movimento. escolhi este livro da melhor forma, aleatório na seção de outrs literaturas da biblioteca da FURB.

O livro fala de um Japão muito mais tradicional, contanto que o pano de fundo de todo o livro é o ritual do chá. Fala de toda a arte que envolve o ritual, do nome dos utensílios e do valor que cada um pode ter devido a sua beleza e técnica de fabricação. O que percebi claramente no livro era um degradação do ritual do chá, se tornando um pretexto para iniciar namoros. O tempo histórico também é o pós segunda guerra, e a ocidentalização começa a pesar. Contanto que o personagem principal até pensa em vender sua casa, que pela descrição era tipicamente japonesa, com seus jardins e sala do chá, para troca-la por uma mais "moderna". Seu pai era um grande mestre do chá, e ele não se interessava nem um pouco sobre o ritual. O que denota mais uma vez a decadência na cultura nipônica, pegando uma das marcas mais particulares que é o ritual do chá. Tudo isso vendo como algo mais simbólico e sutil.

O grande objeto da literatura de Kawabata é o universo feminino, contanto que praticamente todos os outros personagens são mulheres. Ele encontra-se numa situação amorosa complicada, onde sente atração por uma jovem, e uma mulher mais velha. E há a presença constante da antiga amante de seu pai.
O que percebi entre os dois livros ("o marinheiro que perdeu as graças do mar" e "mil tsurus") é a relação com o corpo, de uma forma diferente da que geralmente temos. Descrições precisas, para ser mais exato.

Gostei muito do livro por não ter uma carga tão "ocidental" como o livro de Mishima, e que me ajuda a conhecer um Japão não tão comum como nós conhecemos. Um bom livro para quem se interessa sobre os nipônicos.

2 comentários:

  1. Vou tentar conseguir o livro... estava mesmo procurando alguma coisa boa pra leer :)

    abracos andre!!
    bri

    ResponderExcluir
  2. Esse livro do Gabriel é bem legal!

    Não conheço esse título aí, mas de literatura japonesa, li um muito bom que chama-se "Musashi'', é um romance-quase-novela de Eiji Yoshikawa, um marco na literatura e uma retratação histórica incrível pro desenvolvimento da narrativa. É um livro bem extenso nos seus dois volumes, mas totalmente envolvente.
    Musashi é o guerreiro em questão, a história de sua vida em busca do caminho como guerreiro - espiritualmente e tecnicamente, por cada passagem ali retratada. Na trajetória muitas coisas são reveladas, tanto sabedoria quanto puramente boa descrição.

    Um bom livro para quem se interessa sobre os nipônicos. [2]

    Recomendo!

    ResponderExcluir