quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fáctotum - Charles Bukowski

Esse livro seria algo como "a continuação de misto-quente", porém não é. Tem seu caráter autobiográfico, e acredito que o único livro de Bukowski sem esse caráter seja pulp (que no momento estou lendo).

O livro fala sobre trabalho, sobre o mercado de trabalho. A própria palavra factótum tem alguma ligação direta com o trabalho. Boa parte das minhas noções sobre o mundo do trabalho vem deste livro, que tem um certo caráter político, porém não se pode dizer isso também. talvez Bukowski apenas tentou ser direto, sem delongas, como muitas vezes ele é.

O grande problema de se ler Bukowski é que suas histórias têm um mesmo pano de fundo, que são os bares, bebedeiras, mulheres, brigas e depois de um certo tempo; cavalos. Porém eu sou um fã de Buk, logo todos seus livros são bons. A escrita de Bukowski é muito boa, flui.

Este livro é bom para quem está no primeiro emprego, ou cansado de trabalhar, ou se -pior- você estiver com vontade de trabalhar. Li este livro faz algum tempo e muitas coisas ainda fazem sentido.

Um comentário:

  1. oi!

    do teu comentário no meu blog eu te digo, que antes de uma circunstância, prevalece a sensação por tempo de confirmação de condição. o que se sente acima de tudo por uma essência que não só as experiências confirmam, mas fatos marcam de um jeito que não se complementa em vaguidões sucessivas, só por ser. se é intensamente, e dói! )as vezes sem alento)

    escrever poemas é escrever palavras e quem olha algumas estrofes e intenções dá esse nome pra cria. ahhahahah

    obs.: choveu e não deu pra ir pro timor-leste. mas se o ver, podicrê que mandarei lembranças!

    ''...os livors na estante já não têm mais tnata importância/ do muito que li, do pouco que eu sei, nada me resta...''

    até mais!

    ResponderExcluir