terça-feira, 17 de agosto de 2010

Retrato do artista quando jovem - James Joyce

James Joyce era de origem burguesa, seu pai era comerciante, o que ressalta o caráter biográfico de “O Retrato do Artista Quando Jovem”, pois Joyce assim como Dedalus estudou em colégio Jesuíta, e estes tem sua fama pela rigidez, tanto no conteúdo ministrado em sala de aula, quanto no quesito do adestramento, não abrindo mão da palmatória. Só para constar, o jesuítas seriam a ala intelectualizada da Igreja Católica Apostólica Romana, e fundados por Ignácio de Loyola, ex-militar (daí vêm sua famosa disciplina).

Dedalus se envolve em dúvidas atrozes, principalmente no que diz respeito a religião, o que pode ser algo bem desesperador para um irlandês, já que a Irlanda é um país majoritariamente Católico. Porém as dúvidas religiosas de Dedalus não me interessaram tanto quanto as ilustrações a respeito de sua experiência escolar.

Ocorre com Dedalus, assim como ocorre na vida real de Joyce, que seu pai começa a ter sérios problemas financeiros, seus negócios deixam de prosperar como outrora. Mesmo assim seu pai não abre mão de dar ao filho uma boa educação, o que de certa forma reforça um pouco a idéia da importância da infância para a formação do homem, no caso deste livro mais em especifico, do artista.

Apesar do título o livro não fala diretamente tanto de arte quanto se espera, para ser mais preciso trata mais de outras questões, como a estética e a religião ( o que de certa forma, influência muito!).

O livro pode ser tranquilamente comparado a uma cronologia da vida de Joyce até seu auto-exílio da Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário