terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dublinenses - James Joyce


Primeiro livro em prosa de Joyce. É uma coletânea de contos onde retrata Dublin e sua gente, (há algumas traduções que trazem o título "gente de Dublin"; Dibliners, no original em inglês).
As histórias se baseiam geralmente em pubs e igreja, marca registrada dos Irlandeses. O que fica claro tanto no "Dublinenses" quanto no "Retrato do Artista Quando Jovem".
Apesar de ter morado uma boa parte de sua vida no exterior (fora do reino Unido) sua obra tem como fundamento o povo irlandês e seus costumes, rotina...
Joyce também relata a política que acontecia na época. Coisas como o renascimento irlandês (que eu havia tomado um pouco de conhecimento lendo "a invenção das tradições" de Ranger e Hobsbawn), a retomada da língua irlandesa, mesmo esta sendo um língua morta. Os queridos vagabundos também estão presentes em Dublinenses, estes meus favoritos pois estão sempre tentando fugir do trabalho para no final do dia tomar algum trago no bar ao lado do escritório. Até há um sujeito que lia Nietszche, lembrando que este ainda não era tão popular nesta época.

James Joyce retrata Dublin e seu povo, católico, bêbado e - por vezes - brigão, principalmente na questão de política.

2 comentários:

  1. Lembrando que Joyce custou a alcançar sucesso, mesmo sendo considerado um dos maiores escritores do século XX... Nada de tão novo quanto a isso...

    ResponderExcluir
  2. Caraca!

    Dubliners tinha um lance de servir para a eventualidade de Dublin "sumir da face da
    Terra". Se isso acontecesse, a descrição precisa que o Joyce propunha da vida, sociedade e locais dublinenses permitiria sua reconstrução fiel ao que era.

    Não é esse também que cada capítulo é uma hora na vida da cidade?

    Você tem que um dia tentar embarcar me finnegan's wake, dele.

    Desculpa invadir seu blog assim, mas vi que tem muita coisa aqui q conheço/me interessa.
    haahha

    ResponderExcluir