terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Werther - Goethe




Este livro de Goethe, me ajudou muito a entender um pouco mais o que foi o romantismo alemão, sempre tão falado. Entender quem foi Goethe, o que ele pensava.

O livro é escrito em forma de diário. Quem escreve este diário é o pobre Werther, que nutre uma paixão sem limites por Carlota.

Algumas coisas me chamaram muito a atenção em Werther. Uma delas, foi que em momento algum Carlota é descrita físicamente, mas é sempre resaltado seu jeito e intelecto. O amor de Werther pela natureza e a gente simples é claro também. Apesar de boa parte do livro se tratar da paixão de Werther por Carlota, há algumas passagens, como o dia 22 de junho que me chamam muito a atenção.

"Não me conciliei ainda com a idéia de acompanhar o embaixador... Jamais pude gostar da subordinação; além do que, todos nós sabemos tratar-se de um homem muito desagradável. Segundo diz você, minha mãe deseja que eu me ocupe de alguma coisa; isso me fez rir. Não estou eu, então, ocupado neste momento? Seja em contar de grãos de ervilhas, ou lentinhas, no fundo não é a mesma coisa? Tudo neste mundo leva às mesmas mesquinharias; e aquele que, para agradar aos outros, e não por paixão ou necessidade especial, se esgota no trabalho para ganhar dinheiro, honrarias, ou o que quer que seja, aquele que agir desse modo, digam o que disserem, é um louco."

Apesar de ser um livro fino, é uma obra muito profunda, especialmente em respeito a morte.

2 comentários:

  1. Não pude deixar de comentar.

    Este é um dos melhores livros lidos por mim até os dias de hoje (por isso o li 3 vezes).
    Achei muito interessanta a abordagem do autor do blog a respeito... A inefável sensibilidade de Goethe parece transbordar de cada página inundando o espirito do leitor. Como mencionado, Goethe enfatiza a beleza e o valor das pequenas coisas, transcedendo o vulgo limite fisico e material em que vivemos. A valorização da intelectualidade, o apego a natureza e o amor as crianças retratam a pureza de espirito de Goethe...
    talvez por ter encontrado em Werther muitas de minhas caracteristicas, eu ame tanto esta obra... só lamento profundamente não ter vivido em época tão portentosa e romantica. Parabens André! tens muito bom gosto! sucesso!

    ResponderExcluir
  2. é uma obra sem igual, com certeza!

    (e o comentário acima disse bastante do que ue poderia dizer. fato! :)

    ResponderExcluir