sábado, 26 de novembro de 2011

Elogio da Madrasta - Mario Vargas Llosa


Sempre procuro não me render ao que está ocorrendo no momento, procuro falar daquilo que me interessa, até porque não há nenhuma pretensão neste blog além de falar sobre livros que li ou filmes que assisti e gostei. E se der sorte, quem sabe fazer alguma troca, mas não uma recomendação de “boa leitura” (mesmo que por vezes me traia neste propósito). Dai que os únicos “nobels de literatura” no blog são anteriores aos anos 1970 (Kawabata e Camus). Mas por uma série de razões, e a principal por um amigo meu ter me emprestado o livro, li esta obra de Vargas Llosa enquanto ele está quente (ou não fora substituído por outro escritor de língua latina).
Admito que não esperava tanto deste peruano. Havia assistido uma ou duas entrevistas suas onde ficava claro sua erudição (algo de se esperar). Mas certamente que após ler alguma obra sua, as palavras proferidas numa entrevista se fazem mais claras. Por sua erudição não esperava um escrito tão cru e visceral. Posso estar enganado e o “Elogio” pode se constituir uma exceção, até porque não li nenhuma outra coisa sua (artigo, conto, frase) que não este livro erótico.
Me surpreendeu a forma com que casou elementos de uma sub literatura, como o erotismo e os singelos elementos de uma história de amor, com uma literatura “clássicosa”. Sem deixar de perder o ritmo ou intensidade. Mesmo se tratando de uma família abastada, que tem empregados para cuidar da casa, a história não é um romance monótono que narra o cotidiano e picuinhas de uma burguesia com vontades de aristocracia.
Trata da sexualidade de forma forte, que parece procurar o corpo do leitor em suas descrições e narrativas dos corpos dos personagens. Seja o já envelhecido Don Rigoberto, a sensual Lucrecia ou o mancebo Foncho. Os corpos estão ali. Rigoberto é o corpo em decadência, envelhecido, mas ainda viril e vivo. Lucrecia é uma mulher velha, daquelas que a idade traz o ápice da beleza. Enquanto Alfonso, o menino em início de puberdade, tem seu corpo ainda límpido e provocativo. Desde seus cabelos e pele clara, até seu olhar e risada.
Imagino não ser o único que voltava para ver as pinturas que estão no começo de alguns capítulos, assim como olhar a capa do livro ao fim de cada descrição da madrasta. Os capítulos entremeados por histórias que estão dentro dos quadros, corrobora com o entendimento da história. Além de me lembrar quando era garoto e olhava para quadros e imaginava histórias, talvez não tão criativas quanto as de Llosa, mas assim como era para Foncho o quadro da sala, tais pinturas se faziam particulares e magníficas.
O curioso é que a história se passa toda dentro da casa. O mundo exterior a casa, com exceção do céu, pode ser citado, mas não se faz existente na história. Vargas Llosa escolhera muito bem as palavras e cria uma ambiência particular para a história. Definitivamente o livro me surpreendeu.


2 comentários:

  1. tô de olho nesse livro faz um tempinho... se só fosse este, já teria lido em uma semana, mas tem outros que também estou de olho e acaba que não dar pra ler tudo.

    acredito que este seja o próximo da minha lista, ao lado de Marina, o novo do Carlos Ruiz Záfon.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Buenas!
    Então, estava em fase de elaboração do tcc, saco cheio de muitas coisas e leituras, mas este livro me caiu muito bem! E Sim, dá para ler em uma semana!
    Carlos Ruiz Záfon eu não conheço, é peruano também?
    Só recentemente estou tomando contado com uma literatura que não é estadunidense ou europeia.
    Ps: também tenho uma "lista" (que não existe materialmente) enorme de livros para ler!

    Abraço!

    ResponderExcluir